André Peixoto , voluntário da Língua Portuguesa do Secretariado Internacional,conta sobre sua experiência missionária

Buscando fazer realidade o carisma vicentino, seis jovens da JMV estiveram de 2 a 5 de janeiro na Obra Social Marillac, na cidade de Castellón (Espaanha). Durante os quatro dias compartilhamos com as pessoas que estão se recuperando, com os integradores sociais e as Filhas da Caridade que tem como objetivo cuidar e dar digninidade a cada uma dessas pessoas que sofrem. 

O Projeto Marillac é uma obra vicentina que faz realidade ao lema deste ano em que estamos celebrando os 400 anos do Carisma Vicentino: "Fui estrangeiro e me acolheste...". Essa casa, que pertence às Filhas da Caridade, acolhem pessoas que não tinham dignidade, que estavam doentes e "jogadas" na rua. Hoje elas utilizam de toda uma infraestrutura para recuperarem a saúde e sonharem com um futuro melhor. 

Corta o coração ao lembrar de uma mulher que estava em processo deparar de fumar e chorava pela falta do cigarro, mas que aguentava porque estava há semanas sem colocar um cigarro na boca. Também lembro com carinho daquele senhor, da Romênia, que mora há anos na Espanha que se alegrava em ver pessoas novas para ver se alguém sabia jogar uma partida de xadrex com ele, porque na casa ninguém sabia. Também lembro de uma mulher venezuelana, de uns 40 anos, que estava na rua, sofreu derrame e foi parar no hospital, sem ninguém. Lembro com admiração de um senhor de idade avançada que se "soltou" e desabafou com nossa presença. De quase não falar, a contar sobre uma trágica história na família.  

Foram dias intensos que, ao final, foram curtos. Entramos na rotina e na vida de cada um. Foram momentos de partilha na comida, no café da tarde, no jantar, pequenos passeios e orações que nos fizeram pensar no sentido da vida, um pouco mais no próximo. 


Abrimos o coração, o ouvido, sorrimos, choramos. Foram dias brilhantes. Cada palavra, cada gesto ou olhar que nos fizeram mais próximos, como membros de uma mesma família. A Casa Marillac tornou nossa casa. Aquelas pessoas deixaram marcas em nossos corações. Recebemos mais do que damos. Obrigado, novos amigos. Estaremos com vocês em orações.  
Que possamos acolher nossos irmãos que peregrinam, buscando um sentido na vida, seja nas vilas, favelas, orfanatos, asilos....no nosso entorno. Sejam luz, JMV, o mundo precisa de vocês. 

Fraterno abraço ,
André Peixoto



* André Peixoto é representante da JMV-Província de Belo Horizonte (grupo local PNSF). Está em  Madri há  pouco mais de  um  ano como  voluntário de Língua Portuguesa no Secretariado Internacional da JMV.

Nenhum comentário: